
Sinopse
O Futuro é Indígena é um documentário curta-metragem que tem como proposta principal acompanhar a participação de Xiwariru, uma menina indígena de 7 anos da etnia Javaé, no Acampamento Terra Livre (ATL), a maior mobilização indígena do Brasil. A 20ª edição do ATL aconteceu em Brasília em abril de 2024, completando duas décadas de eventos anuais. Durante o Acampamento, nossa equipe acompanhou de perto o dia a dia de Xiwariru, buscando captar suas emoções e sensações.

Objetivo

O filme tem como objetivo trazer à luz as causas indígenas por um viés pouco explorado na cinematografia nacional, direcionado ao contexto da infância indígena como parte e futuro da militância dos direitos dos povos originários. A partir de um olhar poético e intimista para a vivência de uma menina indígena durante o ATL, abre-se uma nova perspectiva ao público não-indígena para as lutas e pautas dos povos originários. Desta forma, o curta-metragem pretende compor um retrato íntimo da infância indígena dentro dos movimentos políticos dos tempos atuais, tecendo uma interface entre emoção e política, permeada de poesia.
Acampamento Terra Livre
O Acampamento Terra Livre é a maior mobilização indígena do Brasil e completou em abril de 2024 duas décadas de eventos anuais. Nosso filme acompanha a jornada de Xiwariru ao longo dos cinco dias do Acampamento, do amanhecer até a noite, retratando sua participação em marchas e rituais, seu olhar para os discursos de líderes indígenas, bem como a vida diária no acampamento, capturando situações espontâneas de dormir, comer, brincar e interagir com outras crianças. Através dessa lente, buscamos reconstruir o tecido sensorial da experiência de Xiwariru, proporcionando um vislumbre dos bastidores da mobilização indígena e evocando empatia no público não indígena através da lente universal da infância.

Diretora
Com um interesse profundo em mergulhar nas realidades sociais, territoriais e emocionais de outras mulheres, a documentarista Julia Loureiro cria imersões audiovisuais, onde compartilha o dia a dia de mulheres em diferentes países e contextos. Por meio dos laços criados com as personagens, os retratos documentais poéticos revelam as profundezas do universo pessoal dessas mulheres, aproximando-as de mulheres de outras culturas e ultrapassando as barreiras de classe social, idade e etnia. Seus filmes foram exibidos em festivais de cinema e arte em Maputo (Moçambique), Nova Délhi (Índia), e no Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.


Cronograma 2024
Abril
Filmagem no 20º Acampamento Terra Livre
Brasília - DF
Julho a Outubro
Montagem
Novembro e Dezembro
Finalização
2025
Lançamento